14 de agosto de 2010

Receita : Bolo de Banana Caramelada


Ontem a tarde minha mãe disse que estava com vontade de comer um bolo de banana e eu fui pra cozinha matar a vontade da minha mãe rs. Aii fiz um Bolo de Banana Caramelada!! E como a receita ficou muito boaaaa vou compartilhar com vocês!!

E não é tãooo difícil assim de fazer ^^

Bom os ingredientes da massa são:

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
Mais ou menos 2 xícaras de leite3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de fermento
1 pacotinho de canela em pó (se gostar)

Preparo
:

Separe as claras da gema, bata as claras em neve e reserve as gemas; Em uma vasilha bata na batedeira a manteiga, o acuçar e as gemas; Depois acrescente a farinha de trigo, o fermento, o leite e a canela e bata tudo muito bem. Depois de bem batido é só acrescentar as claras em neve, bem delicadamente viuuu, após misturar tudo reserve. E agora vamos para as bananas carameladas ^^

Recheio:

O tanto de banana vai a critério de cada um, eu por exemplo gosto do bolo com bastante banana e tem gente que prefere com menos, ontem eu usei em torno de 12 bananas, pois o bolo era bem grande.
Após escolher o tanto de banana que você quer é só descascar (lógico né) e cortá-las ao meio na horizontal (espero que intendão o que eu quis dizer haha).
Depois de cortá-las reserve. Ah e unte a forma com manteiga e farinha de trigo. E vamos para o fogão onde você vai colocar em uma panela aproximadamente 3 xicaras de acuçar e deixar derreter até formar uma calda (pelo amor de Deus não deixe queimar), quando você ver que formou a calda pegue um poco na colher e jogue em um copo com água e observe se a calda vai subir, se subiu PARABÉNS agora é só ir colocando aos poucos mais ou menos meia xicara de água. Se não subiu é porque não esta no ponto de calda e deixe no fogo mais um pouco. Então depois que sua calda deu certo você pega e joga na forma untada igual faz com o pudim e vai espalhando no fundo da forma. Feito isso é só você ir colocando as bananas em cima e em seguida por cima das bananas coloque a massa. E caso você queira mais bananas coloque por cima do bolo como eu fiz. E seu bolo esta pronto ^^ é só colocar pra assar em forno pré aquecido. Tempo de cozimento vai de acordo com o tamanho do bolo, aqui em casa fiz um bem grande e ficou 50min no forno.

DICA:

Se repararem em cima do meu bolo tem tipo umas casquinhas que na verdade eu chamo de "farofinha". Essa farofa eu uso em tudo quanto é bolo que eu faço ^^ . Com ela por cima fica mais crocante. Se quiser fazer é só misturar uma colher de manteiga + 3 colheres de acúçar e farinha até dar o ponto, você junta tudo isso em um pote e vai mexendo com a mãozona mesmo e colocando farinha até dar o ponto de uma farofa depois é só jogar por cima do bolo antes de ir para o forno.

Bom eu fiz essa receita só seguindo o Caderno de Receitas da minha mãe, essa receita do bolo eu faço de chocolate e etc e é muito bom. Tentei explicar o melhor possível espero que entendam kkkkk. Qualquer dúvida deixe um comentário que depois eu respondo.

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
MyFreeCopyright.com Registered & Protected
 
Bloggerized by Dzignine, based on Nekoji design.